No post de hoje, quero compartilhar algumas dicas para você envolver as crianças na organização.
Elas são elementos protagonistas da organização, afinal se desde pequena forem estimuladas a serem organizadas, na fase da adolescência (período em que os hormônios estão em gritante ebulição) é muito mais fácil ele passar por esta fase sem perder a cabeça!!!
Afinal só aumentam as responsabilidades ( curso pré-vestibular, escolha da futura profissão, primeiro trabalho, estágio).



Primeira dica: Explique o porque de ter e conservar os objetos. Cada objeto tem um significado e traz uma responsabilidade, afinal custou dinheiro e um recurso da natureza. Então ele entender que precisa conservar os objetos e que não precisa acumular tantos objetos, afinal demandam tempo de limpeza e conservação.


Segunda dica: Fazer a setorização. 
Mostrar que cada item precisa ter um lugar, faz ele perder menos tempo e assim ter mais tempo de descanso e divertimento. Estabelecer o local onde cada objeto precisa ficar (brinquedos, livros, material de estudo, roupas, sapatos) é importante para que estes objetos voltem para o lugar e assim não fiquem jogados e perdidos nos outros cômodos.

Terceira dica: o local de estudo precisa de uma atenção especial, onde todo o material de estudo (textos, lápis, canetas, lápis de cor, testes, apostilas), afinal todo esse material é importante ser bem conservado pois é utilizado todos os dias e aquele espaço dos estudos mesmo que seja pequeno merece estar com todos esses objetos a mão para quando ele precisar utiliza-lo.

Quarta dica: Arrume a cama junto com ele.
Criar o hábito de arrumar a cama é muito importante para ele valorizar todo o conforto que ele tem ao dormir a roupa de cama e assim exercer a gratidão. Nem todas as crianças possuem um espaço adequado para dormir, e com isso ele passa a ter um dimensão mais profunda do porque ter objetos e o que eles significam, não é só ter mas por que ter.


Quinta e última dica: Crie uma rotina de limpeza junto com ele. Seu filho(a), pode e deve ajudar na limpeza do quarto, colocar os brinquedos no lugar, separar roupas e sapatos para doação, entre outras atividade que não demandem manipular produtos de limpeza, e materiais perigosos ( limpar ventiladores, espelhos...).






Melhor que só mandar é dar o exemplo, junto com o seu filho quando organiza a casa você pode mostrar que cada objeto representa um investimento, afinal o tempo que se passa trabalhando é para ter conforto, independência, proporcionar saúde, educação, divertimento, então merece ser bem cuidado para que tenha uma durabilidade maior.

Não esqueça a organização é na sua medida!  


Deixe um comentário