Tantas tarefas, afazeres, compromissos e muitas vezes ficamos perdidos sem saber oque fazer, principalmente quando o assunto é: organização doméstica.




Cuidar das tarefas de casa há algum tempo era função das mulheres, mas hoje em dia é um tipo de tarefa que deve ser feita por todos os moradores da casa (respeitando a idade e a disponibilidade de cada um).






Mas se você tem um profissional que cuida das tarefas domésticas, é importante fazer uma rotina doméstica também?
Neste post vou compartilhar como organizo a minha rotina doméstica e exemplificar as possibilidades para você fazer a sua lista de tarefas domésticas.





O primeiro passo é você listar todas as tarefas que precisam ser feitas na sua casa. Limpar sala, cozinha, banheiro, quartos, área de serviço, dar banho no cachorro, lavar o carro, lavar roupas... enfim quando colocamos as tarefas no papel, conseguimos ter uma visão geral do que é preciso ser feito.



O segundo passo é mensurar o tempo que cada atividade leva para ser concluída. Pense em quanto tempo você deverá disponibilizar para fazer cada tarefa, quais formas você pode diminuir este tempo (aparelhos, acessórios e materiais de limpeza que podem diminuir este tempo). Assim você saberá o que demanda mais dedicação e aquilo que você pode fazer enquanto está assistindo televisão, algum vídeo, podcast.


O terceiro passo é definir com qual frequência cada atividade deve ser realizada. Essa atividade deve ser diária, 4, 3, 2 vezes por semana, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral... Com isso você pode distribuir durante a semana pequenas tarefas. Lavar roupas por exemplo, não precisa ser feito todos os dias (nem é aconselhável, por conta do gasto de energia e água, é sempre bom acumular as roupas para lavar de 1 a 2 vezes por semana), assim como tirar o pó dos móveis, lavar área externa. Defina de acordo com o tamanho da sua casa, quantidade e perfil dos moradores, disponibilidade de tempo.

O último passo é delegar a tarefa, se caso tiver filhos estabeleça quais atividades cada um pode ou gostaria de fazer. Faça uma pequena reunião, separe pelo menos 30 minutos para conversar ( exercite o diálogo, é importante lembrar que eles também são responsáveis pelo lar que eles vivem, eles devem sentir que pertencem aquele lugar), explique sobre como é importante manter a casa organizada e limpa, para todos viverem melhor, converse sobre o excesso de objetos e que para continuar usufruindo deles é importante conservá-los.


Fale sobre a gestão do tempo, que tem hora para tudo (brincar, comer, dormir, guardar, sonhar, dançar, passear, tomar banho e limpar), fale as vantagens de saber onde está tudo e claro ter privacidade também. E seja exemplo: divida em uma folha de papel ou quadro e coloque as tarefas que você e outros adultos irão fazer, e peça para eles falarem sobre o que eles podem ajudar  e fazer sozinhos: como organizar o quarto, separar a roupa suja, limpar o material de estudo, secar e guardar as louças.




No final desta  "reunião", registre o que ficou combinado e faça um pequeno agrado (passeio, lanche, filme, desenho ou brincadeira).



Se você é responsável por fazer as tarefas domésticas, distribua na sua agenda quais dias e tarefas pode fazer.




Da mesma forma se tem um profissional que cuida da limpeza doméstica deixe bem visível essas tarefas e peça para ele sinalizar o que foi feito, isso demonstra produtividade e economia de tempo.


Um ponto importante que deve ser levado em conta é a prática, sim após fazer esta lista e delegar devemos partir para prática, e saber se é viável manter essa rotina. No início vai ter um pouco de trabalho e dificuldade, mas lembre-se que essa rotina pode ser flexível, faça pequenas tarefas, exatamente para evitar aquele dia de faxina (no qual você fica muito mais sobrecarregado).

E aí está preparado para colocar tudo em ordem?



Não esqueça de deixar comentários e acompanhar o vídeo no link abaixo.




Um grande abraço e não esqueça que a organização é na sua medida!