Olá, tudo bem com você? Neste post quero mostrar o que faz um(a) Personal Organizer.
Em que momentos posso contar com a ajuda de um Personal Organizer? Quanto custa o serviço de um Personal Organizer? Quais as vantagens de ter uma vida mais organizada? E como você pode fazer isso sozinho(a).



Personal Organizer é um profissional que cria e implementa sistemas de organização em ambientes residenciais e corporativos com o objetivo de facilitar o dia a dia dos moradores e funcionários daquele local.
É um tipo de serviço totalmente personalizado e flexível que respeita o cliente e sua rotina diária.
Um profissional de organização pode organizar por cômodos, residência completa antes da mudança de cidade ou país, pós mudança, na chegada de um novo membro da família (bebês, parentes, enteados, animais de estimação), pós morte, pós casamento, viagens, treino de trabalhadores domésticos. Nas empresas pode fazer o trabalho de organização de documentos, otimização de espaço por setor, consultorias de gestão de tempo e produtividade.

O serviço de Personal Organizer é muito específico e seu investimento também, então para saber o orçamento de um atendimento de Personal Organizer é importante saber o porque da organização, pode ser que a mudança de residência seja daqui a um mês e você tenha pouco tempo livre para fazer esta triagem do que é importante levar para a residência nova, ou para organizar documentos para uma viagem, a morte de um parente recente e fazer alguns procedimentos burocráticos, qual cômodo é mais urgente ser organizado, ou você já é organizada em algumas coisas e só precisa de ajuda em outros cômodos. Então, reflita sobre a sua necessidade de organização.
Para ajudar nesta reflexão, vou mostrar quais vantagens de ter mais organização:

  • Tempo: Quando você organiza e sabe o que tem, você para de perder tempo procurando as coisas, papéis e documentos.


  • Produtividade: Você passa a produzir melhor, pois você tem clareza do que precisa fazer e quando precisa fazer

  • Relacionamentos: Seus relacionamentos pessoais e profissionais melhoram muito pois não tem tanta cobrança com relação aos atrasos, esquecimentos, perda de prazos para entrega.



  • Economia: Você evita comprar o que não é necessário pois sabe exatamente o que tem, não perde mantimentos por causa da validade, consegue planejar melhor suas compras, pois tem mais clareza do que precisa ser adquirido.


  • Gratidão: No momento da organização você consegue descartar o que precisa ser doado pois não utiliza há muito tempo ou não te agrada mais, o que precisa ser consertado e assim trabalha o desapego doando para pessoas que farão melhor uso daquela peça ou objeto.



Vou me ater a estes cinco motivos senão o post fica muito longo. Ainda não se convenceu, pois acha que organizar dá muito trabalho, ou aquela frase clássica: eu me acho nessa bagunça. Eu preciso contratar uma Personal Organizer para fazer isso, vai ser muito caro. Então separe apenas 15, 10 ou 5 minutos para organizar algo na sua casa ou no seu trabalho, isso aí, eu te desafio, veja o que você pode fazer neste tempo:
  • 15 minutos: lavar a pia do banheiro e desinfetar o boxe do banheiro com água sanitária e detergente
  • 10 minutos: lavar louça do almoço até 30 peças.
  • 5 minutos: dobrar e guardar calcinhas na gaveta de lingerie
  • Coloque uma música ou um podcast de estudos e faça a organização, você vai perceber que em pequenos espaços de tempo você consegue fazer tarefas simples e que farão toda a diferença no seu dia-a -dia.



Vou colocar mais dicas de organização que você pode fazer sozinha e sem nenhum material extraordinário.


Lembre a organização deve ser na sua medida!